Olá Divas e Divos queridos. Hoje trago esse romance que é meu preferido da Julia e do Richard.
Ano de lançamento 1990
Duração 1h 59m
Direção Garry Marshall
Elenco Julia Roberts (Vivian), Richard Gere (Edward), Laura San Giacomo (Kit), Hector Elizondo (Barney), Jason Alexander (Phillip)
Trailer
DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA
Vivian mora com Kit e devem o aluguel, seus trabalhos é na rua e é assim que Vivian conhece Edward. Este, tentava ir para o hotel onde estava hospedado no carro de seu advogado Phillip. Vivian ajuda a indicar o hotel para Edward e acaba dirigindo seu carro. Intrigado e curioso sobre essa garota de programa, ele a convida para passar a noite com ele.
Embora seus negócios exija muito trabalho e Edward tenha muito dinheiro, ele precisa de companhia para uma reunião e faz um acordo com Vivian para que passe a semana com ele, até seu último dia no hotel, onde depois retornará para sua casa. Vivian vive dias de princesa mas também conhece seu lugar quando Phillip ao descobrir no que ela trabalha, tenta investir contra ela. Edward chega na hora e o expulsa. Mas o clima pesa entre o casal, que sabem que devido a profissão de Vivian, coisas desse tipo sempre poderá acontecer.
Minhas divagações finais
Anos 90, temos Julia Roberts e Richard Gere novinhos, sempre assisti esse filme dublado e a última vez foi uns 20 anos atrás acho. Dessa vez assisti no original e o filme continua tão bom quanto me lembrava. Porém, apesar de saber o trabalho de Vivian e ter cenas de sexo ou dela em roupas íntimas, achei mais sensual do que outros filmes do gênero, que são mais puxados para o vulgar. Como já disse algumas vezes, não é isso que chama minha atenção em filmes.
Sempre amei esse filme, mas não lembrava alguns detalhes. Um deles, foi o gerente Barney, que ajudava Vivian a comprar um vestido. Eu achava que ele só se impressionaria com ela após Edward a ter ajudado a comprar várias roupas novas e mais apresentáveis. Assim como no restaurante, pensei que Edward conseguiria fechar o negócio devido ao carisma da Vivian. Mas a melhor parte, que eu mais amava, era quando ela retornava a primeira loja onde a julgaram pela aparência e não quiseram atendê-la e ela retorna a loja toda chique cheia de sacolas. Quem nunca gostaria de fazer isso com essas atendentes que nunca aprendem né.
Li que inicialmente o filme seria uma crítica a prostituição mas resolveram deixar como comédia romântica. Acho que é o sonho de toda garota de programa encontrar um Edward em suas vidas. A cena icônica de Edward mostrando uma caixa de joias e fechando nos dedos de Vivian, rendendo uma risada espontânea que deixou a cena tão natural, porque na verdade ela foi improvisada por Richard Gere e ficou ótima.
Desde o início dava para ver que Phillip era nada mais nada menos do que um sangue suga. Não lembro se ele oferecia dinheiro para Vivian ou se queria os serviços dela de graça, só lembro dele a forçando a ter relações com ele e Edward aparecendo. Nesse caso, nem mesmo garotas de programas tem que se sujeitar as agressões ou estupro. Nunca entendi essa necessidade dos homens de querer forçar um ato sexual. Só essa parte do filme ficou um pouco mais sério, ao mostrar como mulheres como Vivian são tratadas e vistas pelos homens, assim como julgadas pelas mulheres. Afinal, ser prostituta ainda é algo de muita controvérsia sobre ser um trabalho honesto ou não.
Mas, depois do casal protagonista, com certeza Barney foi um excelente personagem. Sempre tem um salva vidas nessas histórias, que enxergam além das aparências e se mostra mais carismático do que se poderia imaginar. Qualquer tema polêmico é preciso refletir antes de elogiar, pois por mais que tenha sido divertido e romântico, nem toda Vivian encontrará um príncipe como Edward e nem todo Edward encontrará uma Vivian que poderá confiar. A vida real pode até imitar a arte, mas, sempre tem exceções.
O meu eu de 13, 14 anos, que não entendia muito da vida adulta, que sofria um amor platônico adolescente, sempre amou contos de fadas e sempre achou que a maioria dos homens fossem um Edward dos filmes. Imagina a decepção ao saber que a maioria são imprestáveis como Phillip. Foi então que descobri que era menos doloroso acreditar nos filmes de terror do que nos de romance.
Sempre amei o final desse filme quando Edward vai atrás de Vivian e até encara seu medo de altura por ela. Quem não gostaria de ter um amor assim?
A trilha sonora também está divina. Super recomendo esse clássico que não muda jamais, mesmo com o passar do tempo, continua maravilhoso.
Nota 10/10







Nenhum comentário:
Postar um comentário