Olá Divas e Divos. Hoje trago essa série que não vi ninguém comentando tanto quanto Breaking Bad e é boa tanto quanto.
A HISTÓRIA
Jimmy McGill é um defensor público mal remunerado, tentando provar seu valor mas ele percebe que de modo justo, não vai sair do lugar. Seu irmão mais velho é sócio de uma grande empresa de advocacia mas atualmente vive recluso. Jimmy, ofendido por tentar ajudar o irmão mas só receber desdém, decide usar dois jovens, que tentaram dar um golpe nele, a dar o golpe em outra pessoa para ganhar dinheiro. Mas, apesar de tudo muito bem ensaiado, eles se metem em uma confusão das grandes.
Acontece que os garotos confundiram o carro e acabaram sendo atropelados por uma senhora que fugiu do local do acidente. Os meninos seguem ela e batem na porta da casa e conhecem seu neto Tuco. Jimmy encontra a casa e acaba sendo ameaçado por Tuco que o leva ao deserto e o interroga achando que seria algum homem da lei. Ignacio Varga conhecido como Nacho e também braço direito de Tuco, percebe a honestidade do advogado, quando este diz que aplicaram o golpe na pessoa errada. Embora os garotos não fizessem nada de errado, eles ofenderam a vó de Tuco e levaram uma lição. Dias passam enquanto Jimmy trabalha incansávelmente até que recebe a visita de Nacho com uma proposta inesperada.
Nacho está atrás das pessoas em quem Jimmy queria dar o golpe, porém, Jimmy não quer se envolver com Nacho. Sendo assim, ele recusa fazer parte do golpe. Mas, Nacho acaba sendo preso por suspeita de sequestrar a família em questão e exige que como seu advogado, Jimmy o tire da prisão ou sofrerá as consequências. Jimmy então passa a investigar o que houve com a família embora ninguém acredite em sua teoria.
Jimmy acaba encontrando a família e inocentando Nacho. Mas tanto a polícia ficará de olho em Nacho quanto este ficará de olho em Jimmy. Com um dinheiro que Jimmy ganhou, ele compra um terno sob medida e faz um outdoor considerado um plágio pelo advogado Hamlin que o processa e o obriga a tirar o outdoor. Jimmy então, usa isso como uma oportunidade para alavancar seus negócios.
Seu plano funciona mas embora tenha ganhado notoriedade, seus clientes muitas vezes são casos perdidos. Com exceção dos idosos que Jimmy conseguiu fazer um testamento aqui e ali. Chuck acaba sendo hospitalizado e seguindo uma ideia de Kim, Jimmy agora resolve agir como advogado dos idosos, fazendo parecer aos olhos do irmão, algo promissor para sua carreira.
Então Mike, assistente de estacionamento, é preso e pede Jimmy como advogado. Porém, inicialmente Mike arma um plano mas Jimmy nega executá-lo, afirmando que conseguirá resolver sem criar confusão. Mas, ao descobrir um pouco do passado de Mike, no final, Jimmy acaba executando o plano inicial de Mike, embora de qualquer forma, ele não estivesse sendo preso de fato. Os agentes só queriam fazer algumas perguntas. Mas um pouco mais sobre Mike é revelado.
O caso da família que Nacho era suspeito de sequestrar retorna, quando o casal recusa os serviços de Kim e procuram Jimmy. Porém, até ele percebe que é um caso perdido e consegue convencê-los a ficar com Kim. Mas, isso a custo de perder um novo escritório em que Jimmy quase conseguiu alugar.
No lar de idosos onde Jimmy atua recentemente, ele descobre o que pode ser um enorme caso de abuso dos idosos e passa a investigar mais quando é proibido de entrar no local. Chuck acaba se envolvendo na investigação com Jimmy e adorando voltar a ativa. Enquanto isso, Mike ao ver que sua nora passa dificuldades após a morte do marido, vai atrás de trabalho para ajudá-la.
Chuck avisa Jimmy que eles precisam de ajuda, que somente os dois não vão dar conta do caso e sugere passar para o HHM e deixar Hamlin assumir. Porém, durante a reunião do caso, Hamlin dispensa Jimmy lhe oferecendo uma porcentagem no caso. Ofendido, Jimmy resolve então ficar com o caso quando descobre que alguém próximo pediu a Hamlin para não aceitar Jimmy na equipe. Enquanto isso, Mike trabalha como segurança de operações ilegais e acaba reencontrando Nacho.
Decepcionado Jimmy deixa Chuck aos cuidados de Hamlin e volta para sua cidade natal, onde reencontra seu antigo parceiro de golpes. Durante a semana que ficou ali com Marco, eles retornam para antigos hábitos mas Jimmy decide voltar para casa. Infelizmente em um último golpe com o amigo, Jimmy perde Marco. Kim avisa Jimmy que seu caso dos idosos tomou uma proporção gigantesca e a Hamlin decidiu dividir com outro escritório onde Jimmy poderia participar e atuar como sócio. Mas no último segundo, ele toma uma decisão.
Nota pessoal 10/10
Minhas divagações
Uau. Quem assistiu primeiro Breaking Bad e achou a jornada de Walter White fantástica, tem que acompanhar o surgimento do advogado Saul Goodman. Ambos tiveram suas vidas transformadas de mocinhos para bandidos. Ao contrário de Walter, antes de ser Saul, Jimmy apesar de ser golpista e ter sido preso algumas vezes, na verdade sempre foi vítima de seu próprio irmão, que jamais o apoiou e sempre deixou claro que Jimmy era problemático e inútil. Sempre o rebaixando e mesmo este dedicando seu último ano ajudando Chuck que teve um colapso e ficou recluso, ainda assim, Chuck não aceita todo o potencial de Jimmy. Sim, a maior parte dessa primeira temporada odiei o Chuck.
Chuck é um advogado associado da HHM junto de Hamlin. Ao decorrer dos episódios você também odeia esse cara achando que ele é o vilão. Quando vem o responsável por trás, é um tapa na sua cara. Jamais imaginei que alguém chegaria a esse ponto impedindo alguém de crescer na vida e ter uma segunda chance. Você acompanha o Jimmy de coração partido porque mesmo sabendo que ele é um golpista, pelo menos no início de sua carreira, ele de fato tentou atuar da forma mais honesta possível. Embora tenha tentado dar o golpe no casal que desviava dinheiro, em sua concepção ele estava agindo de boa fé ao oferecer seus serviços, mas mesmo que tudo tenha dado errado e como sempre ele não ganhar nada, ele tentou fazer a coisa certa.
Seu relacionamento com Chuck é de amor e ódio. As vezes sentimos pena dele e outras o odiamos. Quando Chuck teve a casa invadida por policiais por ter roubado um jornal, embora tivesse deixado dinheiro no lugar, fiquei com dó dele. Mas depois que você entende o motivo de Jimmy nunca ter tido a chance de trabalhar como advogado na HHM, você odeia o Chuck com todas as suas forças. Jimmy pode ser trambiqueiro, mas quem tirou as chances dele mudar foi seu próprio irmão.
E o que falar de Mike? Também vemos que apesar das coisas que fez, nem sempre foi para benefício próprio ou simplesmente porque é uma pessoa ruim. Sua carreira como policial acabou quando seu filho foi morto. E ele se aposentou depois que os responsáveis foram mortos. E, só voltou para a vida do crime, porque sua nora precisava de dinheiro. Mike é um dos personagens dessa série que acho incrível. Você pensa que um cara velho como ele não é capaz de nada, mas ele é muita coisa. Sua história também é cheia de altos e baixos e sempre acaba cruzando com a de Jimmy.
É incrível como o roteiro dessa série é muito bem escrito. Até aqui, a jornada de Jimmy está incrível. Cada detalhe é surpreendente. Cada envolvimento com criminosos acabam se entrelaçando entre eles. É fenomenal. Enfim, super recomendo.
Ano de lançamento 2015
Temporada 1 episódios 10
Elenco Bob Odenkirk, Rhea Seehorn, Jonathan Banks, Michael Mando, Patrick Fabian, Michael McKean












































